• Neste mês de maio, a Biblioteca Pública do Estado da Bahia está completando 204 anos! Confira a história dessa Instituição bicentenária!
  • Todas as segundas e quartas-feiras, a Biblioteca promove gratuitamente duas sessões de cinema, com o projeto "Filme na Biblioteca". Confira a programação!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!

quinta-feira, 13 de março de 2014

Confira a programação do projeto Mulher em Cena 2014

Mulher em Cena - Março e Abril de 2014

No mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, a Biblioteca Pública do Estado da Bahia  dedica a sua programação cultural para homenagear as mulheres através do projeto Mulher em Cena 2014, promovendo uma série de atividades voltadas para a discussão e a valorização do gênero feminino. Este ano o projeto se estenderá até o dia 30 de abril, quando se comemora o Dia Nacional da Mulher.

Confira a programação abaixo:

FILMES
Sala de Projeção Luiz Orlando, 3º andar, às 10h e 15h

19/03 - "Preciosa - Uma História de Esperança", de Lee Daniels 
Sinopse - 1987, Nova York, bairro do Harlem. Claireece "Preciosa" Jones (Gabourey Sidibe) é uma adolescente de 16 anos que sofre uma série de privações durante sua juventude. Violentada pelo pai (Rodney Jackson) e abusada pela mãe (Mo'Nique), ela cresce irritada e sem qualquer tipo de amor. O fato de ser pobre e gorda também não a ajuda nem um pouco. Além disto, Preciosa tem um filho apelidado de "Mongo", por ser portador de síndrome de Down, que está sob os cuidados da avó. Quando engravida pela segunda vez, Preciosa é suspensa da escola. A sra. Lichtenstein (Nealla Gordon) consegue para ela uma escola alternativa, que possa ajudá-la a melhor lidar com sua vida. Lá Preciosa encontra um meio de fugir de sua existência traumática, se refugiando em sua imaginação.

26/03 - "Estamira", de Marcos Prado
Sinopse - Trabalhando há cerca de duas décadas em um aterro sanitário, situado em Jardim Gramacho, no Rio de Janeiro, Estamira Gomes de Sousa é uma mulher de 63 anos, que sofre de distúrbios mentais. O local recebe mais de oito mil toneladas de lixo da cidade do Rio de Janeiro, diariamente, e é também sua moradia. Com seu discurso filosófico e poético, em meio a frases, muitas vezes, sem sentido, Estamira analisa questões de interesse global fala também com uma lucidez impressionante e permite que o espectador possa repensar a loucura de cada um, inclusive a dela, moradora e sobrevivente de um lixão.

APOIO: Locadora Vídeo & Cia – Site: www.locadoravideoecia.com.br

CINE BRAILLE 
Filmes com audiodescrição
Setor Braille, térreo, 15h

20/03 - "Olga", de Jayme Monjardim 
Sinopse - Berlim, início do século XX. Olga Benário (Camila Morgado) é uma jovem judia alemã. Militante comunista, é perseguida pela polícia e foge para Moscou, onde recebe treinamento militar e é encarregada de acompanhar Luís Carlos Prestes (Caco Ciocler) de volta ao Brasil. Na viagem, enquanto planejam a Intentona Comunista contra o presidente Getúlio Vargas, os dois acabam apaixonando-se. Parceiros na vida e na política, Olga e Prestes terão de lutar pelo amor, pelo comunismo e, principalmente, pela sobrevivência.

27/03 - "Verônica", de Mauricio Farias
Sinopse - Verônica (Andréa Beltrão) é uma professora da rede municipal d Rio de Janeiro. Em seu trabalho ela precisa enfrentar assaltos, tráfico de drogas, roubo de equipamento escolar e homicídios. Após trabalhar na função por 20 anos, ela está esgotada e sem paciência. Um dia, ao sair do colégio em que trabalha, ela nota que ninguém veio buscar Leandro (Matheus de Sá), de 8 anos. Verônica decide levá-lo até sua casa, na favela, mas ao chegar descobre que traficantes mataram os pais de Leandro e agora estão atrás dele. Ela decide levá-lo consigo, buscando ajuda para escondê-lo.

LEITURA
Quadrilátero, térreo, 15h

14/03 - Leitura Dramática com a atriz Odre Consiglio
Para celebrar o Dia Nacional da Poesia e o aniversário de Castro Alves, a Biblioteca promove uma Leitura Dramática com a atriz Odre Consiglio, no dia 14/03 (sexta-feira), com apresentação dos versos que o poeta fez para as suas “amantes”, intercalados por poesias escritas por mulheres, integrando a programação do projeto Mulher em Cena 2014.

OFICINA

21/03 - Oficina de Turbantes com Emile Brito
Oficina de Turbantes com Emile Brito acontece no Dia Internacional para Eliminação da Discriminação Racial (21/03), propõe um encontro de pessoas que têm interesse nessa arte da amarração. Inscrições pelo e-mail: viva.bpeb@gmail.com ou pelo tel.: (71) 3117-6079/6041. 40 vagas.
- Quadrilátero, térreo, 15h

08/04 - Workshop de Pole Dance com a profª. Odre Consiglio
Odre Consiglio é artista circense, dançarina e atriz. Domina técnicas como o trapézio em balanço, balé aéreo com argolas (criação própria), pirofagia, pole dance, entre outros. Como dançarina trabalha com dança cigana, jazz, flamenco e dança com serpentes. Fora do Brasil atuou no Circo Atayde, Circo Hermanos Bell´S, Circo Suarez (México). Realiza performances circenses e de dança em diversos eventos. Inscrições pelo e-mail: viva.bpeb@gmail.com ou pelo tel.: (71) 3117-6079/6041 (10 vagas).
- Setor Braille, térreo, 15h

TEATRO
Sala Katia Mattoso, 3º andar, às 19h

23/04 - Show Stand Up com a comediante Renata Laurentino
Renata iniciou sua carreira em setembro de 2011 nos palcos do show solo do comediante paulista Marcos Gricha, em uma temporada em Salvador. Desde então vem ascendendo sua trajetória, tendo a oportunidade de participar de bons projetos de humor na capital baiana, como o “Arena Stand Up” – que reuniu os maiores nomes de comediantes em um mesmo lugar, dentre eles Rafael Medrado, Guga Walla , Paulo Prazeres, grupo Comédia de Novo, e Miguel Vieira, com quem teve a oportunidade de fazer a abertura do show “Antes que o mundo acabe”, no Teatro Jorge Amado. 

DEBATE

16/04 - Debate "Parto Humanizado" com a Dra. Tatiana Aguiar
Após a exibição do documentário "O Renascimento do Parto", de Eduardo Chavet, a Biblioteca promove um debate sobre a prática do parto humanizado no Brasil, com a participação da ginecologista-obstetra dra. Tatiana Aguiar. O documentário fala sobre a realidade médica e obstétrica mundial, que encontra-se em grave condição, não por aspectos de infra-estrutura, mas devido a questões éticas e de coerência. 
- Sala de Projeção Luiz Orlando, 3º andar, 15h

25/04 - Bate-papo Tirando de Letra - Mundo Mulher com o tema "Representação Social da Mulher"
Encerrando a programação do projeto, o Foyer servirá de palco para mais uma edição do Bate-papo Tirando de Letra - Mundo Mulher, com o tema "Representação Social da Mulher", em que mulheres dos diversos segmentos profissionais compartilharão as experiências e os desafios encontrados em suas carreiras. O encerramento do Bate-papo será com o Grupo Tapuia. Este ano o Bate-papo será mediado pelo apresentador e jornalista Bruno Machado, e terá como convidadas:
  • Ediane Lopes Santana - Profª. Assistente da UNEB e Pesquisadora sobre Relações de Gênero
  • Eliana Rollemberg - Socióloga e atuou como militante durante a Ditadura Civil Militar
  • Fernanda Priscila Alves - Coordenadora do Projeto Força Feminina
  • Luíza Maia - Deputada Estadual (Autora da Lei 19.237/11 - Lei Antibaixaria)
  • Makota Valdina Pinto - Professora, ativista política, membro do Conselho de Cultura da Bahia e Makota no Terreiro de Candomblé Angola, em Salvador 
  • Paulete Furacão - Coordenadora do Núcleo LGBT da Secretaria de Justiça (SJCDH)
- Foyer e Escadaria, térreo, 18h30

Apoio: SEGILIGHT - Luz e Eventos

Equipe do Viva - Núcleo de Produção Cultural
Edwin Neves - Coordenador de Produção Cultural
Fidelis Tavares  - Produtor Cultural
Silvia Dias - Produtora Cultural
Juliana Neri - Técnica em Assuntos Culturais
Ana Paula Fernandes - Técnica Administrativa 
Taiana Figueredo - Web Writer
Paulo Roberto - Design

0 comentários:

Postar um comentário