• Neste mês de maio, a Biblioteca Pública do Estado da Bahia está completando 204 anos! Confira a história dessa Instituição bicentenária!
  • Todas as segundas e quartas-feiras, a Biblioteca promove gratuitamente duas sessões de cinema, com o projeto "Filme na Biblioteca". Confira a programação!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!

sexta-feira, 11 de abril de 2014

Dica Cultural: Festival Artes do Sagrado 2014

Clique para ampliar
Fazendo jus à sua formação barroca, ao seu difundido sincretismo e ao seu tradicional acervo de arte sacra, a capital baiana abrigará a segunda edição do Festival Artes do Sagrado, de 10 a 21 de abril. O evento, que já faz parte do calendário anual da cidade, resgata a importância nacional da Bahia como referência simbólica do sentimento e das artes do sagrado. A ideia principal é envolver a população e atrair turistas durante o período da Semana Santa. Entre as atividades gratuitas da programação estão: espetáculo épico teatral A Paixão de Cristo (este ano encenado no Farol da Barra), Feira Artes do Sagrado, Série de Concertos Sinfônicos e Corais, Rota Gastronômica Santos Sabores, Rota de Cinema, Danças Sagradas, Rota dos Museus, além da exposição especial Santeiros do Sagrado, no Museu Palacete das Artes.

O projeto transcende o plano artístico-religioso e preenche um vazio cultural que repercute tanto na esfera turística quanto na econômica. “Sempre faltaram atividades culturais durante a Semana Santa na Bahia, que é depositária de um acervo de arte e arquitetura sacras de representatividade mundial. A cultura baiana não pode ficar restrita ao carnaval”, afirma Paulo Dourado, Diretor Geral do Festival. Para Guilherme Bellintani, Secretário de Desenvolvimento, Turismo e Cultura, o Festival Artes do Sagrado tem tudo para se tornar o terceiro produto turístico cultural mais importante de Salvador a cada ano, depois do carnaval e do réveillon. “Temos um produto transformador de fluxo turístico, capaz de posicionar Salvador nacionalmente e atrair novas rotas para a nossa cidade”, antecipa.

Depois do sucesso da sua primeira edição, em 2013, quando reuniu 42 mil pessoas no conjunto de suas atividades em Salvador, o Festival Artes do Sagrado não só amplia sua programação como inclui novos espaços públicos. A clássica encenação do espetáculo épico teatral d’A Paixão de Cristo, que é um dos carros chefes do Festival, sai da Concha Acústica para ser apresentada no Farol da Barra, em cinco dias consecutivos, de 16 a 20 de abril, enquanto a Feira Artes do Sagrado se alojará no Palacete das Artes. Já entre as novidades estão a Rota de Cinema, que contará com a exibição de filmes voltados para o tema sacro, no circuito Sala de Arte, e as Danças Sagradas, com aulas abertas de dança indiana, taichi, dança do ventre e danças circulares, no Farol da Barra.

Confira a programação completa do Festival: festivalartesdosagrado.com.br

O quê: Festival Artes do Sagrado 2014
Quando: 10 a 21 de abril
Quanto: Gratuito

0 comentários:

Postar um comentário