• Neste mês de maio, a Biblioteca Pública do Estado da Bahia está completando 204 anos! Confira a história dessa Instituição bicentenária!
  • Todas as segundas e quartas-feiras, a Biblioteca promove gratuitamente duas sessões de cinema, com o projeto "Filme na Biblioteca". Confira a programação!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!

segunda-feira, 14 de abril de 2014

Por Dentro da Biblioteca: Setor de Documentação Baiana

Ladeira de São Bento - Ba. Foto: Ilustração
Há muito tempo atrás, na Bahia...

- Ladeira do Pau da Bandeira

"Existia no Cruzamento da rua Chile, desde os primeiros tempos da colonização portuguesa  um  mastro no qual hasteavam-se bandeiras para orientar a entrada e saída de navios no Porto da Bahia."

Fonte: DÓREA, Luiz Eduardo. Os nomes das ruas contam histórias. Salvador: Câmara Municipal de Salvador, 1999.

- Existiam touradas em Salvador

"As touradas ou corridas de touros constituíram com as cavalhadas, as diversões do agrado, do gosto e da preferência desta cidade até os meados do século passado."

" Certo é porém que a tauromaquia se arraigou de forma tal em nossos costumes integrando-se em tal jeito em nossos hábitos que toda a solenidade oficial de primeira linha, ascensões régias, desposórios principescos, assinaturas de tratado, vitórias militares, obrigavam, número alto do programa comemorativo, uma corrida de touros que se realizava a princípio na Praça  Palácio do Palácio, hoje Tomé de Souza, transferindo-se ao depois para o atual Terreiro de Jesus."

Fonte: Silva, Alberto. Touradas em Salvador. in:______.A Cidade do Salvador: aspectos seculares. Salvador:Prefeitura Municipal, 1957. p. 19-22.

- Ocorreu o quebra bonde

"A revolução tinha começado em 03 de outubro de 1930. Na ocasião, o descontentamento da população conta a companhia Linha Circular de Carris da Bahia (CRICULAR), de origem americana, que explorava os serviços de transportes, energia e telefone, era muito grande. O povo, informado de que nas obras realizadas no Plano Inclinado foi encontrada uma bandeira brasileira enrolando lixo, depredou e tocou fogo na maior parte da frota da Circular e 83 bondes foram destruídos totalmente. Nas ruas, no domingo, as carcaças eram vistas nos locais de incêndios. Os torniquetes e cabines de vendagem de fichas do Elevador Lacerda, inaugurado em 01 de janeiro daquele ano, também foram danificados. esse acontecimento ficou conhecido com quebra-bonde e aconteceu 04 de outubro de 1930. Com  a renovação da frota, surgiram 20 luxuoso carros fechados, chamados pelo povo de 'Sossega leão'."

Fonte: LEAL, Geraldo da Costa. Os Bondes. in: _____ Pergunte ao seu avô. Salvador: [s.n], 1996. p. 79-85.

Os textos acima foram extraídos do acervo bibliográfico do Setor de Documentação Baiana da Biblioteca Pública do Estado da Bahia. O setor, que faz parte da Subgerência de Atividades Especiais (SAE) da Biblioteca, possui um acervo com 7.732 livros, 179 pastas de recortes de jornais, 26 títulos de revistas e folhetos, além de uma coleção bibliográfica de Literatura Popular (cordel) com 3.114 títulos e 5.097 exemplares que estão expostos e disponíveis para pesquisa. 

O setor funciona de segunda a sexta, das 8h30 às 18h, no 3º andar da Biblioteca.  

0 comentários:

Postar um comentário