• Neste mês de maio, a Biblioteca Pública do Estado da Bahia está completando 204 anos! Confira a história dessa Instituição bicentenária!
  • Todas as segundas e quartas-feiras, a Biblioteca promove gratuitamente duas sessões de cinema, com o projeto "Filme na Biblioteca". Confira a programação!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!

sexta-feira, 18 de julho de 2014

Biblioteca presta homenagem ao escritor João Ubaldo Ribeiro

Foto: Ilustração
Eleito sétimo ocupante da Cadeira nº 34 da Academia Brasileira de Letras, vencedor da maior premiação para autores de língua portuguesa em 2008, o Prêmio Camões, autor das consagradas obras Sargento Getúlio, O Sorriso do Lagarto e A Casa dos Budas Ditosos, e do premiado Viva o Povo Brasileiro, João Ubaldo Ribeiro em pouco tempo se tornou um dos mais importantes e talentosos escritores brasileiros, e é a ele que a Biblioteca Pública do Estado da Bahia presta sua homenagem nesta sexta-feira (18/07), após a notícia do seu falecimento. 

Nascido em Itaparica, na Bahia, em 23 de janeiro de 1941, João Ubaldo Osório Pimentel Ribeiro estudou e lecionou por muitos anos no mesmo Estado, pela Universidade Federal da Bahia e Universidade Católica de Salvador. Como jornalista, foi repórter, redator, chefe de reportagem, colunista, editorialista e editor-chefe em dois importantes jornais baianos, além de ter sido colunista do jornal Frankfurter Rundschau, na Alemanha, e colaborador de diversos jornais e revistas no Brasil e no exterior. 

Seus primeiros trabalhos literários foram publicados em diversas coletâneas, e algumas de suas obras foram traduzidas pelo próprio autor para o inglês, tendo boa receptividade entre os leitores nos Estados Unidos. Outras obras  chegaram à TV e ao Cinema como Sargento Getúlio, que foi adaptada num longa-metragem dirigido por Hermano Penna e protagonizado por Lima Duarte, chegando a ser premiado no Festival de Gramado em diversas categorias. Mas sua principal obra talvez seja o livro Viva o Povo Brasileiro, vencedor de diversos prêmios, chegando a ser escolhido como samba-enredo da escola Império da Tijuca para o carnaval do ano de 1987, consagrando João Ubaldo na Avenida Marquês de Sapucaí. 

Em 1999, foi um dos escritores escolhidos em todo o mundo para dar depoimento, ao jornal francês Libération, sobre o Terceiro Milênio. E Viva o Povo Brasileiro foi o tema do exame de Agrégation, concurso para detentores de diploma de graduação na universidade francesa. Este romance e Sargento Getúlio constaram da maior parte das listas dos cem melhores romances brasileiros do século.

Prêmios e distinções
– Prêmio Golfinho de Ouro, do Estado do Rio de Janeiro, conferido, em 1971, pelo romance Sargento Getúlio;
– Dois prêmios Jabuti, da Câmara Brasileira do Livro, em 1972 e 1984, respectivamente para o Melhor Autor e Melhor Romance do Ano, pelo romances Sargento Getúlio e Viva o povo brasileiro;
– Prêmio Altamente Recomendável - Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil,1983, para Vida e Paixão de Pandonar, o Cruel ;
– Prêmio Anna Seghers, em 1996 (Mogúncia, Alemanha);
– Prêmio Die Blaue Brillenschlange (Zurique, Suíça);
– Detém a cátedra de Poetik Dozentur na Universidade de Tubigem, Alemanha (1996).
– Prêmio Lifetime Achievement Award, em 2006;
– Prêmio Camões, em 2008.

Os frequentadores da Biblioteca Pública podem encontrar mais obras de João Ubaldo Rideiro nos Setores de Empréstimo e Documentação Baiana, onde também estão disponíveis obras para pesquisa e consulta sobre o autor. Dentre as obras disponíveis em destaque estão Sargento Getúlio, O Sorriso do Lagarto, A Casa dos Budas Ditosos e Viva o Povo Brasileiro. Confira o horário de funcionamento:

Setor de Empréstimos - Segunda a sexta, das 08h30 às 21h; sábados das 08h30 às 12h (a solicitação de livros no Setor de Empréstimos deve ser feita mediante cadastro prévio no próprio setor. Para se cadastrar é preciso ter mais de 13 anos e ter um comprovante de residência e a carteira de identidade em mãos);

Setor de Documentação Baiana - Segunda a sexta, das 08h30 às 18h.

1 comentários:

  1. Uma pena um escritor baiano tão renomeado assim partir, mas felizmente ainda teremos suas obras para continuar enriquecendo a nossa cultura.

    ResponderExcluir