• Neste mês de maio, a Biblioteca Pública do Estado da Bahia está completando 204 anos! Confira a história dessa Instituição bicentenária!
  • Todas as segundas e quartas-feiras, a Biblioteca promove gratuitamente duas sessões de cinema, com o projeto "Filme na Biblioteca". Confira a programação!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!

terça-feira, 1 de julho de 2014

Dica Cultural: Fundação Pedro Calmon divulga programação cultural no 2 de Julho

Clique para ampliar
A data histórica 2 de Julho será tema de diversas ações culturais e educativas da Fundação Pedro Calmon, unidade da Secretaria de Cultura, responsável pela divulgação da história e preservação da memória da Bahia.  A programação começa no dia 30 de junho, com aula pública itinerante e seguirá até o final do mês de julho com participação no cortejo, palestras, aulas, feira de livro e exposições nas bibliotecas públicas, além de lançamento de publicações pela Biblioteca Virtual 2 de Julho.

Aula Pública: A programação cultural da Fundação Pedro Calmon/SecultBa no 2 de julho começa no dia 30 de junho (segunda-feira), com a aula pública itinerante Caminhos para o 2 de Julho: de Pirajá ao Campo Grande, que será ministrada pelo professor e historiador, Sergio Guerra Filho em pontos históricos como o Largo do Pirajá, Lapinha, Largo do Santo Antônio, Praça Municipal, Praça da Piedade e Campo Grande. A aula terá como tema as lutas pela emancipação do Brasil ocorridas nestes cinco locais, além dos festejos que envolvem a data magna da Bahia.

Recreação Cultural: Passatempo Cultural – Independência da Bahia será realizado de segunda a sexta-feira, das 8 às 17h, e para resolver os passatempos os jovens terão que consultar livros na biblioteca, sendo a Independência da Bahia o destaque do mês, na Biblioteca Juracy Magalhães Júnior do Rio Vermelho, Salvador.

Dois De Julho Na Rede: disponibilizar conteúdo informativo e ilustrativo sobre a Independência da Bahia, por meio digital, numa plataforma exclusiva. Sendo assim, todo conteúdo estará disponível no site da FPC (www.fpc.ba.gov.br/2dejulho), totalmente interagindo com a Biblioteca Virtual 2 de Julho, especializada em História da Bahia, através da hashtag #fpcno2dejulho

Ao Pé do Caboclo: realização de Feira de Livros nos dias 03 e 04 de julho na Praça Dois de Julho, no Campo Grande das 9h30 às 18h com a participação de editoras e livreiros baianos, como Editora Leya, Edufba, Editora Seg-Livros, Bazar 27, Editora Cedraz, Editora Expressão Popular, entre outras. Na ocasião, a Biblioteca Móvel estará presente,com todo seu acervo, atividades literárias e consulta de livros sobre a temática, além de distribuição de impressos com conteúdo histórico entre outros informes.

História em Movimento - Dois de Julho em debate: os totens das personagens serão levados às bibliotecas públicas da Fundação Pedro Calmon, nas quais serão promovidas rodas de conversa com alunos de escolas públicas próximas às unidades. As rodas terão como tema a participação popular na independência, tendo como foco os personagens representados pelos totens e estão programadas para acontecer de 15 a 30 de julho, voltadas para público juvenil. Além disto, acontecerão oficinas ou contação de história para público infantil, relacionados a Independência da Bahia. Na ocasião, a Biblioteca Virtual 2 de Julho apresentará seu conteúdo e seus aplicativos, aumentando a interação com o público alvo.

Programação prevista para mês de julho:

16/07  Biblioteca Anísio Teixeira – Wilton Mendes
17 a 19 no Arquivo Público da Bahia
22 na Biblioteca Infantil Monteiro Lobato - Marcelo Siquara
23 na Biblioteca Pública do Estado da Bahia (Barris)
25 na  Biblioteca Pública Thales de Azevedo - André Luis da Silva Santos
29 na Biblioteca Juracy Magalhães Júnior (Rio Vermelho) - Sérgio Guerra Filho
31 na Biblioteca Juracy Magalhães Júnior de  Itaparica - Milton Moura

Confira a programação completa: fpc.ba.gov.br

O quê: Fundação Pedro Calmon divulga programação cultural no 2 de Julho
Quando: 30 de junho a 31 de julho
Quanto: Gratuito
Mais informações: fpc.ba.gov.br/2dejulho
Fonte: fpc.ba.gov.br

0 comentários:

Postar um comentário