• Neste mês de maio, a Biblioteca Pública do Estado da Bahia está completando 204 anos! Confira a história dessa Instituição bicentenária!
  • Todas as segundas e quartas-feiras, a Biblioteca promove gratuitamente duas sessões de cinema, com o projeto "Filme na Biblioteca". Confira a programação!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!

terça-feira, 19 de agosto de 2014

Dica Cultural: Lançamento do livro Pequeno Guia Afetivo da Comida de Rua de Salvador

Clique para ampliar
Publicado pelo Poro, dupla que une investigação gráfica e vontade de experimentar o impresso como forma de (re)pensar as cidades, o Pequeno Guia Afetivo da Comida de Rua de Salvador será lançado em Salvador no dia 19/08 (terça-feira), dentro da programação da Esteio Galeria, na 3ª Bienal da Bahia, e em São Paulo dias 23 e 24/08 (sábado e domingo) na Feira Tijuana de Arte Impressa.

O Guia, que reúne uma amostra de toda a variedade culinária que se pode encontrar percorrendo a cidade, é um recorte fruto de mapeamento afetivo realizado a partir de inúmeras caminhadas pela cidade. Entre as comidas de rua abordadas no Guia estão: Abará, Acaçá, Acarajé, Água de Coco, Aipim, Amendoim Cozido, Arrumadinho, Bala de Coco, Banana Real, Beiju, Biscoito de Goma, Bolinho de Estudante, Bolos, Rolete de Cana, Caruru, Castanha de Caju, Cocada, Cuscuz, Escondidinho, Espetinho, Feijão & Feijoada, Frigideira de Maturi, Frutas, Geladinho, Licores, Limonada com Água de Coco, Lelê, Maniçoba, Milho, Mingaus, Mungunzá & Canjica, Nego Bom, Pamonha de Carimã & Pé de Moleque, Pamonha de Milho, Passarinha, Picolé, Quebra-Queixo, Queijo Coalho, Caldo de Sururu, Taboca e Vatapá.

Numa mistura entre glossário e dicionário informal, o guia busca contar um pouco de como a origem das palavras se mistura à origem dos ingredientes e dos modos de fazer. Palavras de línguas como o tupi-guarani, ioruba, jeje, quimbundo, árabe e latim se juntaram a jogos de palavra do português para batizar essas comidas, que se perpetuaram como formas de mesclar culturas.

O Poro - Poro é uma dupla de artistas formada por Brígida Campbell e Marcelo Terça-Nada! Atua desde 2002 com a realização de intervenções urbanas e ações efêmeras que tentam levantar questões e outros olhares sobre as cidades através de trabalhos gráficos e ocupações poéticas e críticas dos espaços. O Poro busca apontar sutilezas e criar imagens poéticas. Faz instalações em contextos e lugares específicos, se apropria de meios de comunicação popular para realizar trabalhos e reivindica a cidade como espaço para a arte.

O Poro publicou os livros “Intervalo, respiro, pequenos deslocamentos”, “Manifesto”, “Anexo de textos”, “Desvios no Discurso” e “Brasília (Cidade) [Estacionamento] (Parque) [Condomínio]”. Publicações disponíveis em: poro.redezero.org

O quê: Lançamento do livro Pequeno Guia Afetivo da Comida de Rua de Salvador
Quando: 19 de agosto, terça-feira, às 18h
Onde: Esteio Galeria de Arte, pátio externo da Escola de Belas Artes da UFBA, Canela
Quanto: Gratuito

0 comentários:

Postar um comentário