• Neste mês de maio, a Biblioteca Pública do Estado da Bahia está completando 204 anos! Confira a história dessa Instituição bicentenária!
  • Todas as segundas e quartas-feiras, a Biblioteca promove gratuitamente duas sessões de cinema, com o projeto "Filme na Biblioteca". Confira a programação!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!

quinta-feira, 16 de outubro de 2014

7ª Lavagem da BPEB traz o Grupo Espermacete

Foto: Divulgação
Grupo Espermacete - Do Terno de Reis ao Samba de Roda é mais uma atração confirmada para a 7ª Lavagem da BPEB, no dia 05 de novembro. Em comemoração ao Dia Nacional da Cultura e aos 44 anos da atual sede da Instituição, o Grupo Espermacete realizará uma apresentação no Quadrilátero animando a festa com ritmos do Terno de Reis e Rodas de Samba.

Fundado por Anatanildes Pereira Bonfim, Mestra Nildes ou dona Nildes, em 1995, com o objetivo de realizar um trabalho de inclusão social através da arte e cultura na comunidade em que ela reside, em Barra do Pojuca (Camaçari-Ba), o grupo narra através da música e da dança uma história verídica. Um navio naufragou no século XIX em Costa Brasileira – Costa do Sauípe – e trazia entre suas especiarias uma substância sólida e oleosa que chamavam de Espramacete: uma substância extraída do cérebro de vários cetáceos, principalmente do peixe cachalote, nome escolhido para ser o nome do grupo, mas que depois foi modificado de para Espermacete por causa da sonoridade e pronúncia mais clara. 

Nas apresentações o Grupo Espermacete - Do Terno de Reis ao Samba de Roda começam com o ritmo do Terno de Reis e passa para o samba de roda. As baianas se vestem a caráter e se posicionam em filas laterais e vão dançando em duplas no centro, enquanto dona Nildes canta animando os componentes e o público.


7ª Lavagem da BPEB - Considerada a primeira Lavagem Profano-Literária, a ação cultural realizada anualmente pela BPEB já faz parte do calendário cultural da cidade, trazendo uma programação diversificada e atrativa evidenciando a 'baianidade' da Instituição e o seu compromisso com a sociedade. Além disso, a Lavagem será o ponto de partida para o Novembro Negro, que realizará, durante todo o mês de novembro, diversas atividades com a temática 'afro-baiana'.

O quê: 7ª Lavagem da BPEB traz o Grupo Espermacete
Quando: 05 de novembro, a partir das 16h
Onde: Biblioteca Pública do Estado da Bahia, Barris
Quanto: Gratuito
Mais informações: (71) 3117 6058

0 comentários:

Postar um comentário