• Neste mês de maio, a Biblioteca Pública do Estado da Bahia está completando 204 anos! Confira a história dessa Instituição bicentenária!
  • Todas as segundas e quartas-feiras, a Biblioteca promove gratuitamente duas sessões de cinema, com o projeto "Filme na Biblioteca". Confira a programação!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!

terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Dica Cultural: Balé Teatro Castro Alves realiza ensaio aberto do seu novo espetáculo

Clique para ampliar
O Balé do Teatro Castro Alves (BTCA) realiza na próxima sexta-feira, 12 de dezembro, às 15h, um ensaio aberto do seu novo projeto coreográfico Agô, Arerê! Por favor, não aperte o Mamão, com acesso gratuito. O trabalho, dirigido por Tuca Pinheiro em parceria com a dramaturga Carmen Paternostro, traz em cena a cidade de Salvador, seus conflitos, mazelas, belezas, contradições, clichês e o seu povo.

Para retratar a cidade de Salvador, o projeto se inspira livremente na visão de dois artistas: o cantor e compositor Dorival Caymmi (1994-2008) e o artista plástico Miguel Rio Branco (1946). “Quando Jorge Vermelho, diretor artístico do BTCA, me convidou para dirigir a nova montagem da companhia, imediatamente me veio o desejo de falar de Salvador, da baianidade, tomando como referência o olhar autoral e contundente de dois artistas que retrataram a cidade de formas diferentes: Dorival Caymmi e Miguel Rio Branco” ressalta Tuca Pinheiro.

Para o bailarino e coreógrafo mineiro, o título da peça está associado ao seu olhar diante da cidade, em especial à Feira de São Joaquim. “Minha primeira parada: Feira de São Joaquim! Foi amor à primeira vista! Cheiros, sons, imagens. E foi lá que vi, numa barraca de frutas, escrito num pedaço de papelão: ‘Por favor, não aperte o mamão!’. Estava ali o primeiro indicativo: não fale daquilo que você não tem conhecimento! Uma advertência aos pré-conceitos”, revela o coreógrafo.

Entre os elementos incorporados no processo criativo da companhia também estão o sincretismo religioso, os terreiros e a importância da vanguarda cultural dos anos 50. Além disto, o novo espetáculo conta com a trilha sonora criada pelo cantor Gerônimo Santana. Distante da dimensão folclórica e dos regionalismos panfletários, a nova coreografia cria diversos olhares com o objetivo de perceber, entender e traduzir Salvador em diferentes perspectivas.

O quê: Balé Teatro Castro Alves realiza ensaio aberto do seu novo espetáculo
Quando: 12 de dezembro, às 15h
Onde: Sala Principal do Teatro Castro Alves
Quanto: Gratuito
Mais informações: tca.ba.gov.br
Fonte: tca.ba.gov.br

0 comentários:

Postar um comentário