• Neste mês de maio, a Biblioteca Pública do Estado da Bahia está completando 204 anos! Confira a história dessa Instituição bicentenária!
  • Todas as segundas e quartas-feiras, a Biblioteca promove gratuitamente duas sessões de cinema, com o projeto "Filme na Biblioteca". Confira a programação!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!

terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Por Dentro da Biblioteca: Você e a Biblioteca - Obras Raras

Foto: Taiana Figueiredo
Para mostrar a Biblioteca Pública do Estado da Bahia pelos olhos de quem a frequenta, preparamos uma série de entrevistas com frequentadores de diversos setores da Instituição. Nesta primeira entrevista, conversamos com o médico aposentado francês Pierre André Pambou, que há cerca de um ano se tornou um dos frequentadores mais assíduos da Subgerência de Obras Raras e Valiosas.

A Subgerência de Obras Raras e Valiosas (SORV) da Biblioteca Pública do Estado da Bahia (BPEB) tem preservado, em 203 anos de história da Instituição, uma coleção rara e especial com 60 mil volumes de importância nacional e internacional. O Setor é diariamente procurado por frequentadores do Brasil e do mundo, que buscam pelas informações valiosas entre as páginas das mais diversas obras deste acervo, muitas das quais podem ser encontradas somente na BPEB. 

Entre os frequentadores do Setor, está o médico aposentado francês Pierre André Pambou, 60 anos, que veio para a Bahia em 2014 e conheceu a Biblioteca através de uma conferência. Depois de ser apresentado à Subgerência de Obras Raras, tornou-se um dos visitantes mais assíduos do Setor. "Ano passado eu estava aqui em Salvador e conheci a Biblioteca através de um evento para o qual me convidaram, uma conferência com o tema 'Somos Africanos', organizado para os baianos. Eu assisti, e assim eu conheci a Biblioteca". 

Pierre Pambou conta ainda que está escrevendo um livro sobre a escravidão, e encontrou na Subgerência documentos e registros bibliográficos que têm ajudado muito em sua pesquisa. Desde que chegou em Salvador, a BPEB foi indicação unânime entre seus amigos para ajudar em seu trabalho. "Quando eu conversava com as pessoas sobre a minha pesquisa, eles falavam 'na Biblioteca você pode achar documentação', e então eu passei a vir aqui para saber onde poderia trabalhar e fui apresentado a Dona Célia (Subgerente responsável pelo Setor), e assim descobri esse setor onde tenho trabalhado, e encontrei documentos que tem a ver com meu trabalho, com o ponto preciso do trabalho que estou fazendo." 

Segundo Pierre Pambou, no pouco tempo em que ele está na Bahia, a Biblioteca tem sido referência, desde o acervo disponível até o tratamento que recebe dos funcionários. Ele afirma que foi acolhido com gentileza, e pretende continuar a frequentar a Biblioteca ainda por muito tempo, enquanto estiver no Brasil. 

A Subgerência de Obras Raras e Valiosas funciona de segunda a sexta, das 08h30 às 18h, 2º andar da Biblioteca Pública do Estado da Bahia, Barris. Para mais informações: 71 3117-6091

0 comentários:

Postar um comentário