• Neste mês de maio, a Biblioteca Pública do Estado da Bahia está completando 204 anos! Confira a história dessa Instituição bicentenária!
  • Todas as segundas e quartas-feiras, a Biblioteca promove gratuitamente duas sessões de cinema, com o projeto "Filme na Biblioteca". Confira a programação!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!

segunda-feira, 23 de março de 2015

Confira como foi o Bate-papo "Tirando de Letra - Mundo Mulher"

Foto: Taiana Figueiredo
O Projeto Mulher em Cena 2015, proposta da Biblioteca Pública do Estado da Bahia, promoveu na última sexta-feira, 20 de março, a 4ª edição do Bate-papo Tirando de Letra - Mundo Mulher, com o tema Lugar de Mulher é na Política!

O evento recebeu 6 mulheres de diferentes seguimentos profissionais para discutir o papel político da mulher na sociedade, além de compartilharem suas experiências e os desafios encontrados em suas carreiras. Entre as convidadas, estiveram presentes a secretária de Políticas para as Mulheres (SPM-BA), Olívia Santana, a cordelista e professora da Universidade Federal da Bahia-UFBA, Salete Maria, a integrante da equipe da Coordenação de Juventude da Secretaria de Relações Institucionais (SERIN), Luana Soares, a coordenadora geral da Casa Cristal Lilás da Bahia, Sandra Muñoz, a mestranda em Cultura e Sexualidade (CUS-UFBA), Viviane Vergueiro e a coordenadora do Movimento Sem Teto da Bahia Democrático de Luta (MSTB/DL), Cleide Coutinho

Durante o bate-papo, mediado por Amélia Maraux, professora da UNEB e membro do Núcleo de Gênero e Sexualidade – Nugsex Diadorim, na mesma instituição, as convidadas ressaltaram a importância da participação feminina em debates políticos. “Tudo é feito para nos negar no cenário político. Contudo, ao mesmo tempo em que a gente reclama da falta de mulheres, é preciso repensar sobre esta opção, pois mulheres que conseguiram certo grau de elaboração política, na hora da disputa acabam dando para trás, tendo em vista as dificuldades e diversos tipos de problemas que surgem”, frisou a secretária da SPM-BA, Olívia Santana. 

Foto: Taiana Figueiredo
A cordelista e professora Salete Maria também chamou a atenção para a desigualdade no número de mulheres no Parlamento. “Estamos falando da participação da mulher no poder, no entanto, somos um país extremamente desigual, onde não temos nem 10% de mulheres no Parlamento. Isso é algo que precisamos colocar em evidência e debater essa democracia, que não é democrática”, argumentou Salete.

As convidadas ainda debateram sobre a importância da realização de eventos para a valorização do feminino, como o Bate-Papo Tirando de Letra - Mundo Mulher, durante todo o ano, e não somente no Dia Internacional da Mulher. A noite foi encerrada com um pocket show da cantora Dinha Dórea

O Projeto Mulher em Cena 2015 é uma proposta da Biblioteca Pública do Estado da Bahia, que volta toda a sua programação cultural do mês de março para a valorização do gênero feminino com uma série de atividades gratuitas, com diferentes linguagens artísticas e de comprometimento social, em celebração ao Dia Internacional da Mulher (08/03).

0 comentários:

Postar um comentário