• Neste mês de maio, a Biblioteca Pública do Estado da Bahia está completando 204 anos! Confira a história dessa Instituição bicentenária!
  • Todas as segundas e quartas-feiras, a Biblioteca promove gratuitamente duas sessões de cinema, com o projeto "Filme na Biblioteca". Confira a programação!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!

segunda-feira, 23 de março de 2015

Dica Cultural: As Aventuras de Pierre Verger no MAM

Clique para ampliar
Pierre Verger para adultos e crianças é a proposta da exposição As Aventuras de Pierre Verger, que abriu no Casarão do Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA) no último dia 12/03 e está aberta à visitação até o dia 31 de maio. A mostra, que retrata a trajetória do fotógrafo na sua saída da França e em suas viagens pelo mundo, é realizada pela Fundação Pierre Verger e marca a finalização do projeto Memórias de Pierre Verger, patrocinado pela Petrobrás e pela Odebrecht e que, por quatro anos, encampou a tarefa de duplicar digitalmente o acervo fotográfico da Fundação e de concluir o seu acondicionamento em condições adequadas.

Com cerca de 270 obras registradas pelo artista em diversas partes do mundo, As Aventuras de Pierre Verger é uma das mais completas exposições já promovidas pela Fundação Pierre Verger, instituição criada pelo próprio artista francês, reconhecido como um dos maiores nomes da história da fotografia, na Bahia, onde escolheu residir a partir de 1946. As fotografias serão dispostas em nove módulos numa concepção sensorial e multilinguagem que propõe explorar outros sentidos do público além da visão, e destacar o cruzamento da fotografia com vídeos, tecidos artesanais de diferentes países e artes sequenciais (quadrinhos).

Segundo Alex Baradel, responsável pelo acervo da Fundação Pierre Verger e curador-organizador da mostra, um dos pontos interessantes da exposição são as diversas formas de abordar as imagens: “A apreciação pode se dar como elemento autobiográfico, como caderno de viagem, como obra de arte, como documento histórico e antropológico ou como poesia. Além disso, a exposição é uma forma de apresentar, ao mesmo tempo, parte do acervo que foi tratado durante o projeto e, ao final, no módulo Projeto, como se deu este tratamento”, destaca.

Além das fotografias de Pierre Verger, onze ilustrações do artista visual baiano Bruno Marcello, conhecido também como Bua, acompanham As Aventuras de Pierre Verger retratando ou ficcionalizando o fotógrafo em diversos episódios e contextos vividos por ele. A ideia é enfatizar Verger como o protagonista de uma narrativa construída a partir do momento em que ele decide deixar uma vida de conforto financeiro na França para se dedicar a encontrar o outro e desvendar, através do olhar, um mundo culturalmente múltiplo.

Para Marcelo Rezende, diretor-geral do MAM -BA “Pierre Verger está diretamente ligado a construção da imagem e das imagens da Bahia na segunda metade do século 20. Mas essa posição terminou por aprisionar a produção de Verger em uma série de clichês, que parecem se repetir ao infinito. O que o Museu de Arte Moderna da Bahia e a Fundação Pierre Verger propõem agora é um saudável desvio: oferecer  uma outra perspectiva sobre um artista e sua produção, criando uma nova relação com um jovem público.”


O quê: As Aventuras de Pierre Verger no MAM
Quando: até 31 de maio (terça a sexta das 13h às 19h, sábados, domingos e feriados das 13h às 18h)
Onde: Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA)
Quanto: Gratuito

0 comentários:

Postar um comentário