• Neste mês de maio, a Biblioteca Pública do Estado da Bahia está completando 204 anos! Confira a história dessa Instituição bicentenária!
  • Todas as segundas e quartas-feiras, a Biblioteca promove gratuitamente duas sessões de cinema, com o projeto "Filme na Biblioteca". Confira a programação!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!

segunda-feira, 16 de março de 2015

É Amanhã! - A Biblioteca exibe o documentário O Renascimento do Parto seguido de debate

Clique para ampliar
O Projeto Mulher em Cena 2015 da Biblioteca Pública do Estado da Bahia, promove a exibição do filme O Renascimento do Parto, do diretor Eduardo Cahuvet, nesta terça-feira, 17 de março, às 15h. O documentário traz a discussão sobre o grande número de cesarianas nas maternidades do Brasil, que figura como o país campeão mundial nesse tipo de procedimento, e a necessidade da humanização dos partos. Após o documentário, a obstetra Marilena Pereira e a doula Chenia d'Anunciação farão um debate sobre a prática de partos humanizados no Brasil. 

Em 2010, pela primeira vez, o percentual de cesarianas superou o de partos normais no país, atingindo 52% do número total de nascimentos (hoje, estima-se que esse número esteja em 56%, sendo quase 40% na rede pública e mais de 80% na rede privada). Em contrapartida, a OMS (Organização Mundial de Saúde) recomenda que essa taxa não ultrapasse 15%, sob o risco de graves consequências maternas e perinatais. 

Confira a sinopse e o trailer do Filme: 

O Renascimento do Parto, Eduardo Cahuvet - O filme “O Renascimento do Parto” retrata a grave realidade obstétrica mundial e sobretudo brasileira, que se caracteriza por um número alarmante de cesarianas ou de partos com intervenções traumáticas e desnecessárias, em contraponto com o que é sabido e recomendado hoje pela ciência. Tal situação apresenta sérias conseqüências perinatais, psicológicas, sociais, antropológicas e financeiras. Através dos relatos de alguns dos maiores especialistas na área e das mais recentes descobertas científicas, questiona-se o modelo obstétrico atual, promove-se uma reflexão acerca do novo paradigma do século XXI e sobre o futuro de uma civilização nascida sem os chamados “hormônios do amor”, liberados apenas em condições específicas de trabalho de parto.

O Renascimento do Parto - Eduardo Chauvet

O Mulher em Cena 2015 é uma proposta da Biblioteca Pública do Estado da Bahia, que volta toda a sua programação cultural do mês de março para a valorização do gênero feminino com uma série de atividades gratuitas, com diferentes linguagens artísticas e de comprometimento social, em celebração ao Dia Internacional da Mulher (08/03).


O quê: A Biblioteca exibe o documentário O Renascimento do Parto seguido de debate
Quando: 17 de março, terça-feira, às 15h
Onde: Sala de Projeção Luiz Orlando, 3º andar da Biblioteca Pública do Estado da Bahia, Barris.
Quanto: Gratuito

0 comentários:

Postar um comentário