• Neste mês de maio, a Biblioteca Pública do Estado da Bahia está completando 204 anos! Confira a história dessa Instituição bicentenária!
  • Todas as segundas e quartas-feiras, a Biblioteca promove gratuitamente duas sessões de cinema, com o projeto "Filme na Biblioteca". Confira a programação!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!

segunda-feira, 27 de abril de 2015

Dica Cultural: Solos de Stuttgart encerram programação do VIVADANÇA Festival Internacional

Foto: Jo Grabowski | Divulgação
Em 29 de abril, o mundo comemora o Dia Internacional da Dança, instituído pela UNESCO, em 1982. A data é em homenagem póstuma a um dos grandes mestres do Balé, o francês Jean-Georges Noverre (1727-1810). É nesse clima que o VIVADANÇA fecha com chave de ouro a sua nona edição, apresentando um programa de solistas premiados pelo Internationales Solo-Tanz-Theater Festival Stuttgart, na Alemanha.

Prestes a fazer 20 anos, o projeto ocupa novamente a sala principal do Teatro Vila Velha, em dois de apresentação: dias 28 e 29/04, às 20h. Mischa Van Leeuwen (Holanda), Tom Weinberger (Israel), Hemabharathi Palani (Índia), Chistina Medina (Canadá) e Anna Réti (Hungria), são alguns dos criadores e intérpretes que estão em turnê nesta edição.

O solo holandês THE BEGINNING “se baseia na luta de decisões durante a vida, como deixar alguém importante, por exemplo, e as consequências que esta decisão pode trazer”.

O israelense NEMEK “pesquisa a libertação. O solo permite ao movimento dizer o que não se pode dizer em palavras, permite que o corpo seja o poeta. O corpo de forma, som e espaço falam”.

O indiano, intitulado TRIKONANGA, “explora três dimensões essenciais que mostram a originalidade da expressão corporal e a abordagem da dança por parte de Hemabharathi. A montagem combina vínculos físicos de três estilos de dança: Bharatanatyam, contemporânea e balé, atravessando vários estados emocionais”.

O canadense AM I AM “é uma adaptação livre do conto “A Casa de Asterión”, de Jorge Luis Borges. O minotauro Asterión decide ficar dentro do seu labirinto – um mundo de imaginação e decepção – e espera… O solo explora os vários pontos de vista, desde a Rainha Pasiphaë ao minotauro Asterión e os deuses que decidem seus destinos”.

E o húngaro INSIDE OUT aborda “as grandes e pequenas lutas dentro de uma pessoa. Um trabalho é feroz, vital e cruel. Expõe a humanidade e todas as suas complicações”,

O quê: Solos de Stuttgart encerram programação do VIVADANÇA Festival Internacional
Quando: 28 e 29 de abril, às 20h
Onde: Teatro Vila Velha
Quanto: R$ 20,00 (inteira), R$ 10,00(meia)
Mais informações: cultura.ba.gov.br

0 comentários:

Postar um comentário