• Neste mês de maio, a Biblioteca Pública do Estado da Bahia está completando 204 anos! Confira a história dessa Instituição bicentenária!
  • Todas as segundas e quartas-feiras, a Biblioteca promove gratuitamente duas sessões de cinema, com o projeto "Filme na Biblioteca". Confira a programação!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!

sexta-feira, 10 de abril de 2015

Fundação Pedro Calmon celebra o Dia Nacional da Biblioteca

Clique para ampliar
Um espaço de inclusão social e de aprendizagem; de integração entre lazer e conhecimento. Um ambiente de estímulo à imaginação, à descoberta de novos mundos e possibilidades. Um ponto de cultura, de manifestação cultural, fomento intelectual e produção artística, enfim. Tudo isso em um só lugar: na Biblioteca. Celebrada em todo o país no dia 9 de abril – Dia Nacional da Biblioteca – as bibliotecas enfrentam hoje em dia o desafio de se manterem enquanto equipamentos vivos, dinâmicos e integrados às comunidades onde se localizam.

Na Bahia – fora da capital – estes espaços, muitas vezes, são os únicos em que esta integração cultural se torna possível, tornando-as agentes de promoção ao livro, mediação da leitura e de formação de leitores. No estado, as unidades são gerenciadas por meio do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas (SEBP), operado pela Fundação Pedro Calmon/Secretaria de Cultura da Bahia, consolidando uma rede formada por 443 Bibliotecas Públicas Municipais (BPMs) e seis bibliotecas públi­cas estaduais em Salvador, uma no município de Itaparica, uma Casa de Cultura no município de Lençóis e uma Biblioteca Virtual, especiali­zada na história da Bahia – a Biblioteca Virtual 2 de Julho.

“O Sistema tem ações como implantação de bibliotecas e modernização das já existentes, com doação de acervo, formação de pessoal, organização de espaços e infraestrutura, treinamento para multiplicação de atividades que dinamizem as Bibliotecas”, explica a coordenadora do SEBP (FPC), Maria Cristina Santos. No quesito modernização, o desafio é grande, diante do avanço da tecnologia e da ampliação do acesso à internet, o que exige renovação e criatividade por parte dos/as gestores/as de bibliotecas.

Nesta área, na avaliação do gerente do SEBP, Marcos Viana, destacam-se a renovação do parque tecnológico e do mobiliário, aquisição de equipamentos de audiovisual e ampliação da acessibilidade, dentre os investimentos necessários. “Pode-se até se achar muita coisa na internet, mas a pesquisa e a leitura podem ser muito melhor aproveitadas quando há um mediador especializado neste auxílio ao leitor e as Bibliotecas tem isso. Mas precisamos pensá-las como espaços com uma ambiência modernizada, atraente, onde o usuário possa usar seus equipamentos eletrônicos de forma qualificada, com um acervo atualizado de modo a se tornar – junto à internet – local de busca de publicações, documentos, vídeos, obras especializadas”, frisou Viana, destacando ainda a importância de se ter profissionais cada vez mais qualificados e valorizados nas Bibliotecas.

Atenta ao universo da tecnologia e do acesso facilitado à internet, a Fundação Pedro Calmon criou, há quatro anos, a Biblioteca Virtual 2 de Julho (BV), especializada em história da Bahia. A BV publica, gratuitamente, livros, periódicos eletrônicos, artigos, resenhas e eventos, além de informações em geral, enviadas pelos usuários, com o objetivo de fomentar a produção de conhecimento e agregar informações referentes à História da Bahia e está disponível no site (http://www.bv2dejulho.ba.gov.br).

Aniversário – O mês de abril é ainda mais especial para a Biblioteca Infantil Monteiro Lobato, unidade estadual referência em literatura infanto juvenil e em ações culturais voltadas para crianças e adolescentes que completa 65 anos no dia 18. A Biblioteca promove, desde 1950, o incentivo à leitura de milhares de crianças que frequentam diariamente as suas salas. Elas desfrutam também, gratuitamente, de clubes de leitura, concursos, lançamentos de livros, projeção de filmes e vídeos e exposições, além de terem acesso a revistas infantis, histórias em quadrinhos, enciclopédias e almanaques especializados.

Fonte: fpc.ba.gov.br

0 comentários:

Postar um comentário