• Neste mês de maio, a Biblioteca Pública do Estado da Bahia está completando 204 anos! Confira a história dessa Instituição bicentenária!
  • Todas as segundas e quartas-feiras, a Biblioteca promove gratuitamente duas sessões de cinema, com o projeto "Filme na Biblioteca". Confira a programação!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!

quarta-feira, 22 de abril de 2015

Por Dentro da Biblioteca: Top 7 do Setor de Empréstimos

Clique para ampliar
Em celebração ao Dia Internacional do Livro (23 de abril) a Biblioteca Pública do Estado da Bahia reuniu nesta edição do Por Dentro da Biblioteca, o Top 7 dos livros mais locados do nosso Setor de Empréstimos. Com cerca de mil exemplares emprestados por mês, o Setor disponibiliza para os frequentadores os títulos mais diversificados, desde romances, contos, crônicas, à poesias e biografias de autores nacionais e estrangeiros, além dos best-sellers e títulos indicados para os vestibulares. Após a realização de um cadastro, os leitores podem levar até dois livros para casa por 15 dias, com possibilidade de renovação.

Confira o nosso Top 7: 

1. Tenda dos Milagres, Jorge Amado - Em Tenda dos Milagres, Jorge Amado opõe as idéias de Pedro Archanjo às de Nilo Argolo para enaltecer a mestiçagem, a tradição popular e a cultura negra. O romance critica a postura colonizada de aceitação de teorias racistas originárias da Europa no início do século XX e ironiza a valorização tardia da obra do intelectual negro, reconhecida à revelia da elite local graças à iniciativa de um estrangeiro.

2. Largo da Palma, Adonias Filho - O Largo da Palma é uma obra composta por seis novelas do escritor baiano Adonias Filho: A moça dos pãezinhos de queijo, O largo de branco, Um avô muito velho, Um corpo sem nome, Os enforcados e A pedra. Situando suas tramas nos arredores do largo que dá nome ao livro, Adonias mistura o sagrado e o profano, o urbano e o rural, o erudito e o popular.

3. O Desterro dos Mortos, Aleilton Fonseca - O desterro dos mortos constitui-se de um conjunto de 12 contos escritos numa linguagem simples e elegante, com uma profusão de vivencias e experiências experimentadas por personagens emblemáticos do cotidiano. As histórias são surpreendentes, cheias de humanidade e busca de compreensão do outro. E os narradores estão sempre empenhados em desvendar e compreender as vicissitudes da existência humana. 

4. Além de Estar, Helena Parente Cunha - Obra da poeta, ficcionista, tradutora, professora universitária, pesquisadora, ensaísta e crítica literária Helena Parente Cunha, Além de Estar reúne seus livros de poesia anteriores, além de trazer material inédito. 

5. A Morte e a Morte de Quincas Berro D'água, Jorge Amado - Numa prosa inebriante, que tangencia o fantástico sem perder o olhar aguçado para as particularidades da sociedade baiana, Jorge Amado narra a história das várias mortes de Joaquim Soares, vulgo Quincas Berro D'água, cidadão exemplar que a certa altura da vida decide abandonar a família e a reputação ilibada para juntar-se à malandragem da cidade

6. Harry Potter e a Pedra Filosofal, J. K. Rowling - Harry Potter é um garoto comum que vive num armário debaixo da escada da casa de seus tios. Sua vida muda quando ele recebe uma carta entregue, por uma coruja, informando que ele tem uma vaga para estudar na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts. Lá ele descobre tudo sobre a misteriosa morte de seus pais e sobre a comunidade bruxa, além de aprender a jogar quadribol e enfrentar, num duelo, o cruel Voldemort. Com inteligência e criatividade, J. K. Rowling criou um clássico de nossos tempos. Uma obra que reúne fantasia e suspense num universo original atraente para crianças, adolescentes e adultos.

7. Essa Terra, Antônio Torres - Essa terra retrata o impacto da cidade grande sobre o retirante, o imigrante nordestino. O próprio autor, nascido na pequena cidade de Junco, interior da Bahia, percorreu os mesmos caminhos dos seus personagens, deixando o Nordeste para procurar asorte nas metrópoles do Sudeste. E a encontrou. 

O Setor de Empréstimo fica no andar térreo da Biblioteca Pública do Estado da Bahia, e funciona de segunda a sexta-feira, das 08h30 às 21h, e aos sábados, das 08h30 às 12h. Para fazer o cadastro de empréstimo o leitor precisa ter mais de 13 anos, e comparecer ao setor com um comprovante de residência e a carteira de identidade. 

0 comentários:

Postar um comentário